ASSIBERCOM - ASSOCIAÇÃO IBERO-AMERICANA DE COMUNICAÇÃO

Os esforços para a institucionalização de um campo de estudos encontram nos eventos sistemáticos promovidos por suas associações um dos indicadores mais importantes do grau de sua legitimidade e reconhecimento acadêmicos. Isto porque para esses eventos convergem o debate sobre a atualização de seus objetos de estudo, os temas emergentes, os trabalhos em andamento, o intercâmbio entre pesquisadores em seus diferentes estágios de maturidade, etc. Outro indicador essencialmente atual de um campo é o grau de internacionalização de sua produção científica expresso no intercâmbio e cooperação entre países e regiões. Neste último aspecto, o campo da Comunicação tem mostrado resultados bastante dinâmicos, sendo que desde a década de 1980 – início dos programas de doutorado no Brasil – os pesquisadores brasileiros vieram se aglutinando com seus pares latino-americanos, portugueses e espanhóis, principalmente.

Com esse sentido, surgiu em 1986, o ‘movimento IBERCOM’, durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado no campus da Universidade de S. Paulo. Este congresso celebrava os 20 anos da Escola de Comunicação e Artes e foi coordenado por José Marques de Melo e Maria Immacolata Vassallo de Lopes. Na sequência, realizaram-se mais três encontros IBERCOM no Brasil e um em Barcelona. Em 1998, no V IBERCOM, realizado no Porto (Portugal) sob a coordenação de Luís Humberto Marcos, foi decidido institucionalizar-se o ‘movimento Ibercom’, através da criação da ASSIBERCOM-Associação Ibero-Americana de Comunicação. Com a institucionalização da entidade, os congressos IBERCOM passaram a ser bienais.

Um aspecto importante deste ‘movimento IBERCOM’ é que ele sempre esteve envolvido na história de outras associações da região, seja promovendo  reconstituições, como da ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación), em 1988, seja promovendo outras criações, como da LUSOCOM (Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação), em 1997, e da AE-IC (Asociación Española de Investigación de la Comunicación), em 2006. Também, durante o XI Congresso IBERCOM, em 2009, na Universidade da Madeira, Portugal, patrocinou a realização da Assembleia Fundacional da CONFIBERCOM (Confederação Ibero-americana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação).

Seus dois últimos congressos foram o XIII IBERCOM 2013, realizado de 29 a 31 de maio de 2013 na Facultad de Ciencias de la Comunicación da Universidad Santiago de Compostela, Espanha, coordenado pelas presidente e vice-presidente da ASSIBERCOM, Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Margarita Ledo, tendo tido a importante apresentação de 600 comunicações; e o XIV IBERCOM 2015, ocorrido de 29 de março a 2 de abril de 2015, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil, coordenado pelas presidente e vice-presidente da ASSIBERCOM, Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Margarida Maria Krohling Kunsch, contando com o expressivo número de mais de 1.200 inscrições.

Histórico dos congressos IBERCOM

Congressos  IBERCOM

I IBERCOM

1986

  Sao Paulo (Brasil)

II IBERCOM

1989

  Florianópolis (Brasil)

III IBERCOM

1993

  Barcelona (Espanha)

IV IBERCOM

1997

  Santos (Brasil)

V IBERCOM

1998

  Porto (Portugal)

VI IBERCOM

2000

  Santiago de Chile (Chile)

VII IBERCOM

2002

  Maia –Porto (Portugal)

VIII IBERCOM

2004

  La Plata (Argentina)

IX IBERCOM

2006

  Sevilla (Espanha)

X IBERCOM

2007

  Guadalajara (México)

XI IBERCOM

2009

  Madeira (Portugal)

XII IBERCOM

2011

  Santa Cruz de la Sierra (Bolívia)

XIII IBERCOM

2013

  Santiago de Compostela (Espanha)

XIV IBERCOM

2015

  São Paulo (Brasil)

XV IBERCOM

2017

  Lisboa (Portugal)